segunda-feira, 2 de maio de 2011

Revolução Industrial e o Efeito Estufa.


Em meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, houve um aumento significativo na poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade  do México estão na lista das mais poluídas do mundo. A poluição gerada nas cidades são resultados, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo,  o carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos lança uma quantidade imensa de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Esses dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industriais, elétricos e de transportes de boa  parte da economia do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil. Sendo assim, o ser humano teve que aprender a conviver com o ar poluído e com todos os prejuízos que esse ''progresso'' nos trouxe. C.
Antes da revolução industrial havia um equilíbrio entre a emissão de gás carbônico (queimadas e respiração) e o seu consumo (fotossíntese), mantendo dessa forma a concentração estável na atmosfera, porém, após tal acontecimento, a concentração de CO2 passou de 280 PPM (partes por milhão) no ano de 1750, para os 393 PPM atuais, representando um incremento de aproximadamente 40%.

2 comentários:

  1. Chim Chenhoura carago gostei do tipo de letra.

    ResponderExcluir
  2. A maior oferta de CO2 na atmosfera fará mais fotossíntese: CO2+H2O + energia solar, produzirá (amido, fibras e açúcares) para alimentar os animais e humanos.

    ResponderExcluir